CJNET WEB MARKETING
Marketing Digital, Social Media e WordPress

Como eu posso te ajudar hoje?

FALE COMIGO

Otimização de conteúdo – Dicas de SEO para blogs e sites


Quando falamos sobre dicas de SEO e otimização de sites e blogs, muitas pessoas acabam esquecendo da otimização de conteúdo que deve ser trabalhada e melhorada paralelamente com o SEO OnPage, visando sempre uma otimização extrema. – Favor não confundir otimização extrema com over optimization, são coisas bem distintas uma da outra.

A forma mais correta de realizar uma boa otimização do conteúdo é seguir alguns itens indispensáveis e importantes que todos os geradores de conteúdo, webmasters e/ou autores de blogs e sites devem conhecer e aplicar em todos os seus posts ou artigos.

Títulos, subtítulos, meta descriptions, meta keywords, etc

  • Título em H1 com até 70 caracteres.
  • No mínimo dois subtítulos em H2.
  • No mínimo três links para conteúdo relacionado.
  • Imagens com tags Title e Alt preenchidos.
  • Meta description com até 160 caracteres.
  • Meta keywords com até 180 caracteres.
  • Use <strong> nas principais keywords.

Conteúdo bom é conteúdo interessante

  • Escreva um artigo que prenda a atenção do visitante.
  • Mantenha um conteúdo que esteja sempre de acordo com o seu nicho.
  • Pirâmide invertida de conteúdo: o 1º parágrafo deve ser o melhor trecho.
  • Listas <li> (bullets )ou <ol> (numeradas) sempre que possível.
  • Publique artigos ou posts com 300 palavras, no mínimo.

Conteúdo otimizado é conteúdo fácil de entender

  • Conteúdo otimizado é ter textos com linguagem clara e objetiva.
  • Vídeos, gráficos, infográficos e imagens explicativos.
  • Para bom entendimento, escreva de acordo com o nível da sua audiência.
  • Sempre dê dois ou mais exemplos, gere links internos e externos.

Conteúdo direcionado para uma ação do visitante

  • Comentários livres, mas com moderação para não perder o controle.
  • Chamada para ação (call to action) bem visível e chamativa.
  • Botões de compartilhar nas redes sociais em locais estratégicos.
  • Links e artigos relacionados com imagens (thumbnails), de preferência.

Conteúdo bom é conteúdo compartilhável

  • Insira botões sociais: Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, etc.
  • Incentive o compartilhamento do conteúdo.
  • Dê uma razão lógica ou emocional para seu conteúdo ser compartilhado.
  • Convide seu visitante ou usuário a fazer o compartilhamento.

Ao seguir todas as regras de SEO explicadas acima, você conseguirá acompanhar, de forma inteligente, o SEO OnPage. Lembre-se: não adianta ter um site ou blog bem otimizado se o conteúdo não colaborar.

A dica é simples: sempre dê para o seu visitante o que ele procura.



Celso Junior

CJNET WEB MARKETING - Especialista em marketing e estratégias para pessoas, empresas e empreendedores. Designer gráfico cuja paixão é criar e desenvolver experiências belas, funcionais e únicas para o usuário final. Instagram


Fale comigo

Entre em contato para esclarecer dúvidas sobre orçamentos para marketing online, comunicação visual, gerenciamento de redes sociais, layouts profissionais, design responsivo, otimização de sites e outros serviços prestados.

Somente números com DDD