Otimização de conteúdo – Dicas de SEO para blogs e sites
Quando falamos sobre dicas de SEO e otimização de sites e blogs, muitas pessoas acabam esquecendo da otimização de conteúdo que deve ser trabalhada e melhorada paralelamente com o SEO OnPage, visando sempre uma otimização extrema. – Favor não confundir otimização extrema com over optimization, são coisas bem distintas uma da outra.
A forma mais correta de realizar uma boa otimização do conteúdo é seguir alguns itens indispensáveis e importantes que todos os geradores de conteúdo, webmasters e/ou autores de blogs e sites devem conhecer e aplicar em todos os seus posts ou artigos.
Títulos, subtítulos, meta descriptions, meta keywords, etc
- Título em H1 com até 70 caracteres.
- No mínimo dois subtítulos em H2.
- No mínimo três links para conteúdo relacionado.
- Imagens com tags Title e Alt preenchidos.
- Meta description com até 160 caracteres.
- Meta keywords com até 180 caracteres.
- Use <strong> nas principais keywords.
Conteúdo bom é conteúdo interessante
- Escreva um artigo que prenda a atenção do visitante.
- Mantenha um conteúdo que esteja sempre de acordo com o seu nicho.
- Pirâmide invertida de conteúdo: o 1º parágrafo deve ser o melhor trecho.
- Listas <li> (bullets )ou <ol> (numeradas) sempre que possível.
- Publique artigos ou posts com 300 palavras, no mínimo.
Conteúdo otimizado é conteúdo fácil de entender
- Conteúdo otimizado é ter textos com linguagem clara e objetiva.
- Vídeos, gráficos, infográficos e imagens explicativos.
- Para bom entendimento, escreva de acordo com o nível da sua audiência.
- Sempre dê dois ou mais exemplos, gere links internos e externos.
Conteúdo direcionado para uma ação do visitante
- Comentários livres, mas com moderação para não perder o controle.
- Chamada para ação (call to action) bem visível e chamativa.
- Botões de compartilhar nas redes sociais em locais estratégicos.
- Links e artigos relacionados com imagens (thumbnails), de preferência.
Conteúdo bom é conteúdo compartilhável
- Insira botões sociais: Facebook, Twitter, Google+, Pinterest, etc.
- Incentive o compartilhamento do conteúdo.
- Dê uma razão lógica ou emocional para seu conteúdo ser compartilhado.
- Convide seu visitante ou usuário a fazer o compartilhamento.
Ao seguir todas as regras de SEO explicadas acima, você conseguirá acompanhar, de forma inteligente, o SEO OnPage. Lembre-se: não adianta ter um site ou blog bem otimizado se o conteúdo não colaborar.
A dica é simples: sempre dê para o seu visitante o que ele procura.