Desenvolvimento WordPress, Layout e design responsivo e Otimização de sites

Tudo sobre desenvolvimento WordPress, templates profissionais, layouts responsivos, otimização de sites, dicas de SEO, HTML5, CSS3 e PHP

Dicas de otimização para loja virtual – SEO OnPage para e-commerce


Para que uma loja virtual (e-commerce) tenha um retorno de vendas garantido é obrigatório que a estrutura ou layout do e-commerce siga algumas dicas e técnicas indispensáveis para a otimização OnPage do comércio eletrônico, propriamente dito.

Modelo de layout com SEO OnPage para loja virtual e-commerce

Neste modelo podemos analisar cada elemento que uma página de venda do seu produto deve ter, veja:

1. Opinião dos clientes

Se você possui uma loja virtual, mas não tem um modelo que recolhe a opinião dos clientes, com certeza você está um passo atrás de sua concorrência. São através destas revisões, positivas ou negativas, que você conseguirá projetar um futuro melhor para que o seu produto seja o campeão de vendas.

2. Vídeos dos produtos

Atualmente os compradores online estão ainda mais exigentes. Então, para ajudar no aumento das conversões, recomenda-se exibir, além de imagens e fotos (vide item 9), vídeos descritivos dos produtos para que o futuro comprador tenha mais uma opção de análise antes de finalizar a compra.

3. Perguntas e respostas

Outra dica importante para implementação na página interna do seu produto é a inclusão de uma área que contém as perguntas e as respostas mais frequentes. Desta forma o visitante, e possível comprador, poderá tirar as principais dúvidas antes de realizar a compra do produto que está à venda em sua loja virtual.

4. Botões de redes sociais

Adicione botões de redes sociais como Facebook, Twitter, Google+ e Pinterest e incentive seus clientes e visitantes a compartilharem os produtos à venda para seus amigos e colegas. Preste atenção na localização estratégica desses botões, de forma que o compartilhamento seja fácil e intuitivo.

Aproveite para criar uma Fan Page no Facebook para divulgar, ainda mais, os seus produtos.

5. Opções de busca

Geralmente, os visitantes usam a busca do seu e-commerce somente uma vez, a partir daí ele começa a navegar internamente em sua loja através do resultado da sua busca e também através dos produtos relacionados e/ou recomendados pelo seu sistema de comércio eletrônico.

Por isso, recomenda-se analisar, via Google Analytics, como é feita esta busca e quais são as principais keywords. A partir daí é possível sugerir novas opções de produtos de acordo com o perfil de busca do seu visitante e, consequentemente, aumentar sua conversão.

6. Botão de comprar (call to action) com destaque extra

O elemento mais importante de uma loja virtual ou e-commerce é o botão de comprar. Do que adianta sua loja estar toda otimizada se o seu botão de comprar está “escondido“?

Lembre-se: o botão de comprar é a porta para a sua conversão, então, coloque-o em local estratégico e visível, de forma que o futuro comprador do seu produto saiba onde encontrá-lo.

Nestes casos é permitido incentivar o clique, inclusive, quando o produto tiver com desconto, coloque o preço antigo e o preço atual bem próximo deste botão.

7. Selos e certificados de segurança são obrigatórios

Segurança é essencial para o sucesso de uma loja virtual. Ninguém quer usar o cartão de crédito em uma loja virtual ou comércio eletrônico que não oferece o mínimo de segurança necessária para o comprador.

Mostre para o visitante que sua loja é segura e que todas as transações realizadas com cartão de crédito possuem certificados de segurança garantidos pela empresa.

8. Breadcrumbs

Assim como em todos os sites e blogs, os breadcrumbs são essenciais para a localização do produto de sua loja virtual e também para o SEO OnPage. Então, se seu e-commerce ainda não possui este item, coloque-o o mais rápido possível na parte superior do seu layout, de forma que o visitante e os mecanismos de busca consigam localizá-lo facilmente.

9. Imagens e fotos dos produtos

Assim como os vídeos (vide item 2), exibir para o visitante várias imagens do produto aumenta consideravelmente suas chances de finalizar a compra e, consequentemente, aumentar sua conversão.

Mas antes de começar a inserir imagens e fotos, faça uma seleção das melhores imagens em vários ângulos e adicione nomes descritivos nelas para ajudar na indexação na SERP, como nome-produto.jpg. E atenção: quanto mais informação visual o visitante tiver, melhor será o retorno para você.

10. Títulos otimizados (META Title)

O título da página <title> do seu produto deve ter:

  • No máximo 70 caracteres.
  • Principais keywords inclusas.
  • Call to action para incentivar a compra.

11. Descrição do produto (META Description)

Assim como o título, é recomendável criar uma descrição otimizada com até 160 caracteres contendo sempre as principais keywords referentes ao produto que está à venda.

12. URL da página (Page URL)

Use sempre URL’s amigáveis para seus produtos. Este é uma dica básica de SEO OnPage.

13. Tag H1 para o título

Seguindo a regra do item 10, é altamente recomendado o uso da tag <h1> para exibir o título do seu produto, da mesma forma que ele aparece em META Title.

14. Número do telefone para compras e atendimento

Agora que você já sabe que segurança é um item essencial e indispensável para seu comércio eletrônico, vai querer passar ainda mais confiança para seus clientes exibindo o número de telefone para compras e atendimento. Isso, com certeza, traz para o futuro comprador uma possibilidade a mais de verificar a autenticidade da loja virtual.

15. Detalhes da empresa

Por fim, utilize o rodapé da sua loja virtual para divulgar a marca da sua empresa, assim como endereço para contato, telefone, etc.



CJNET

Desenvolvedor Front-End com experiência em WordPress, HTML5, CSS3, PHP, MySQL e um pouco de jQuery. Designer gráfico e de interface cuja paixão é criar experiências belas, funcionais e únicas para o usuário final. Analista SEO (Otimização de sites para mecanismos de busca) e link building. Google+SiteTwitterFacebook